Resumo:
Este
artigo apresenta os benefícios do programa de informatização nas
escolas brasileiras bem como as consequências desastrosas que este
tipo de inovação trouxe para alunos onde o processo não foi bem
planejado. Contém ainda informações sobre o Pisa, um exame
internacional realizado com o intuito de maximizar a utilização
deste recurso.
Palavras-chave:
benefícios, consequências, Pisa.
1.
Introdução
É evidente que num mundo
globalizado como o que vivemos hoje o uso da internet é
imprescindível uma vez que a rapidez com que são trocadas as
informações por este meio é bem maior do que por qualquer outro
meio. No entanto, alguns cuidados básicos devem ser tomados quando
se trata da informatização de alunos dentro das escolas. É
indispensável, para este fim, uma capacitação adequada dos
educadores, a instalação de equipamentos com softwares educativos,
o acompanhamento de pedagogos e, principalmente, a conscientização
dos usuários.
Para avaliar se estes
pré-requisitos estão acontecendo de maneira satisfatória, é
realizado um exame internacional, com periodicidade de 3 anos,
chamado Pisa, baseado no Censo Escolar e envolve alunos de escolas
particulares e públicas de todas as regiões do país.
2
. Informatização nas escolas brasileiras
É papel do ensino capacitar o
indivíduo para a vida e foi com este intuito que se deu início ao
programa de informatização das escolas. Mas o uso da internet traz
alguns perigos uma vez que a gama de informações é extremamente
grande e se não houver pessoas com capacidade de orientar o
recebimento destas informações, o programa apresentará muitas
desvantagens. Deve-se ter em mente que se tratam de crianças e
adolescentes e, por este motivo, não possuem maturidade suficiente
para discernir o que é útil do que não é. O professor, então,
age como um filtro.
Como cita Luiz Henrique Corrêa
Quemel em O Popular Online de 28 de julho de 1999, a França, em
1980, massificou a tecnologia da informação nas escolas sem
discutir se o objetivo era ensinar informática ou por meio da
informática. O resultado foi desastroso: aparecimento de lammers
(pessoas que se acham hackers)
que invadiram sites do governo federal; a indução dos
adolescentes, por parte dos ”mercenários da web”, para
participarem de “testes de fragilidade nos sistemas” com o
intuito de espionagem industrial; e, o mais grave deles, as
pseudo-agências de modelos que exigiam fotos mais ousadas para
avaliação e envolviam as crianças e adolescentes nas redes de
pornografia e pedofilia.(QUEMEL, 1999)
Para que problemas como estes não
ocorressem em São Paulo, em 1995, Hubert Alquéres,
secretário-adjunto da Secretaria Estadual de São Paulo, afirmou em
entrevista que havia tomado algumas precauções. Primeiro, capacitou
os professores para lidar com as novas tecnologias utilizando o
computador como um recurso a mais em suas aulas. Em seguida,
selecionou os softwares educativos que iriam apoiar o trabalho dos
professores. Por fim, equipou as escolas com laboratórios de
informática. Segundo ele, apenas em 1997 foi disponibilizado o
acesso à internet por parte dos alunos mas com a participação
ativa do professor para direcionar o aprendizado.
(http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0077)
3.
Importância do Pisa
A
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE,
pretendia encontrar uma forma de mostrar que computadores e internet
estão associados a um melhor desempenho dos alunos nas habilidades
que devem ser desenvolvidas na escola, tais como Leitura e
Matemática. Para isso, comparou os resultados do Pisa com o acesso
dos alunos a computadores e à internet. O Pisa, Programa
Internacional de Avaliação dos Alunos, é um exame internacional,
com periodicidade de três anos, que avalia e compara o desempenho de
jovens de 15 anos nos 31 países-membros da OCDE e seus 11 parceiros,
entre eles o Brasil. A base deste exame é o Censo Escolar e envolve
alunos de escolas públicas e particulares de todas as regiões do
país.
O relatório da OCDE em relação
ao Pisa 2000, revelou que o Brasil estava em uma das últimas
colocações devido ao grande número de repetências e aos
baixíssimos níveis de informatização das nossas escolas. O
governo, então, atacou estes problemas a fim de aumentar o
desempenho dos alunos. Em 2003, quando o exame foi realizado
novamente, os alunos foram agrupados em 4 categorias segundo os seus
indicadores de bens econômicos, sociais e culturais para que ficasse
evidente a influência do computador no desempenho dos alunos.
Novamente, o relatório da OCDE colocou o Brasil no penúltimo lugar
na quantidade de computadores por alunos entre os países avaliados
(Tabela 1) e em último lugar na disponibilidade de softwares
educativos para alunos (Tabela 2).
Observe os dados nas tabelas
abaixo:
Quantidade
de computadores por aluno
|
0
|
0,02
|
0,04
|
0,06
|
0,08
|
0,1
|
0,12
|
0,14
|
0,16
|
OCDE
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|
|
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|
|
BRASIL
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|
|
Fonte:
Adaptado de http://blog.educacional.com.br (OCDE, 2005, tab. 2.4)
Tabela
1 – Comparação da quantidade de computadores disponíveis para
cada aluno no Brasil e na OCDE
Percentual
dos jovens de 15 anos matriculados em escola que tem acesso a
computador em casa
|
0
|
5
|
10
|
15
|
20
|
25
|
30
|
35
|
40
|
45
|
50
|
55
|
60
|
65
|
70
|
75
|
80
|
85
|
90
|
95
|
SUPERIOR*
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|
|
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SEGUNDO*
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TERCEIRO*
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INFERIOR*
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SUPERIOR*
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SEGUNDO*
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TERCEIRO*
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INFERIOR*
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*Quartos
da população por índice de status econômico, social e cultural
Fonte:
Adaptado
de http://blog.educacional.com.br (OCDE, 2005, tab. 2.3b)
Tabela
2 – Percentual de alunos que tem acesso a computador em casa
4
– Referências
Relatório
do OECD. Como
melhorar o desempenho dos alunos investindo em tecnologia?
Disponível em:
http://blog.educacional.com.br/default_imprimir.asp?idpost=70286&idBLOG=15409&...
Acesso em: 10/7/2009
QUEMEL,
Luiz Henrique Corrêa. A
informática nas escolas.
Goiânia, GO: O Popular online, suplemento semanal, 28 de julho de
1999. Disponível em:
http://www.consultoriadomestica.com.br/artigos/infoescola.html
Acesso em: 15/7/2009
ALQUÉRES,
Hubert. Informatização, sim,
mas sem deixar de lado o professor.
Disponível em:
http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0077
Acesso em: 11/7/2009
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