quarta-feira, 16 de maio de 2012

MEMORIAL ACADÊMICO

     Elaborar um memorial descritivo é reorganizar a própria existência. Segundo Moraes (1992), “Memorial é um retrato crítico do indivíduo, visto por múltiplas facetas através dos tempos, o qual possibilita inferências de suas capacidades”. Assim, para reconstituir minha trajetória, busquei registrar os fatos mais relevantes na minha vida acadêmica e pessoal, os quais possibilitaram a construção da minha vida profissional.

O início: construindo um sonho
     Nasci no ano de 1975, na cidade de Itabuna, microrregião cacaueira, localizada a 429 km de Salvador, capital Baiana. Sou a segunda filha de uma família de três irmãos, meu pai, aposentado do Banco do Brasil e minha mãe, dona de casa.
    A influência de meus pais em minha vida estudantil sempre foi muito notável, a coisa que eles mais exigiam era uma boa formação profissional. Desde cedo fui aprendendo que o estudo é a melhor herança que eles podiam me dar. Minha vida escolar teve início em Itabuna, na Escola Branca de Neve, particular, onde cursei até a 1ª série do Ensino Fundamental I. Então, nos mudamos para Belmonte, e conclui o Ensino Fundamental I na Escola Estadual Anísio Teixeira. Nesta escola, fui adiantada no meio do ano letivo de 1985 da 3ª para a 4ª Série devido à deficiência no ensino da cidade. A 5ª série e 6ª série foram cursadas na Escola Polivalente de Belmonte. Daí, retornamos para Itabuna e estudei até 1993, no Colégio Divina Providência, uma das escolas particulares mais tradicionais da cidade. Neste retorno, tive que repetir a 8ª série para construir uma boa base para cursar o Ensino Médio. Para concluir o Ensino Médio, em 1993, fui transferida para o Colégio Gama, também particular, conhecido na época como o melhor curso preparatório para o vestibular.

O primeiro passo: a concretização
    Minha vida acadêmica começa no ano de 1997 quando passei no vestibular para Agronomia na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Realizei meu sonho de entrar numa faculdade estadual, em um curso amplo que tinha como carro chefe as disciplinas que mais me interessavam: Química, Biologia, Matemática e Física. Além disso, tive a oportunidade de continuar morando na casa de meus pais sem a necessidade de precisar trabalhar para me manter.
      O meu primeiro ano de faculdade foi marcado pelas descobertas de como a universidade podia ampliar meus horizontes em todos os sentidos e entrei numa nova fase da minha vida em que percebi a importância daquilo que meus pais sempre cobraram de mim. A partir deste momento, me descobri uma ótima estudante e passei a ser considerada uma das melhores alunas do curso.
     Os semestres foram passando e fui contratada pela UESC para ser monitora da disciplina Química e Fertilidade do Solo durante dois anos do curso e tive a oportunidade de trabalhar no Laboratório de Química do Solo. Dai tive vontade de cursar uma Licenciatura em Matemática ou Química porque a esta altura, me apaixonei pela arte de ensinar. Mas, ao mesmo tempo, o curso de Agronomia me fornecia um leque muito amplo de oportunidades de emprego e ocupava muito o meu tempo já que era diurno (matutino e vespertino).
      Participei de muitos congressos e seminários dentro e fora da Bahia e conheci alguns estados brasileiros nestes anos de formação, dentre eles, Minas Gerais e Distrito Federal. Tive o prazer de conhecer diferentes Universidades e isto dava cada vez mais incentivo a prosseguir no meu curso. O meu objetivo era ser pesquisadora e as áreas que mais me encantavam eram as de Fisiologia Vegetal, Química e Fertilidade do Solo, Irrigação e Microbiologia. Tinha verdadeira adoração por pesquisa e por isso, escolhi fazer o Estágio Supervisionado na EMBRAPA de Planaltina, Distrito Federal. Passei um mês em Brasília, na casa de meus tios, para concluir esta última etapa da minha formação acadêmica. O meu estágio, na área da Fertilidade do Solo, foi sobre o efeito da sequência de cultivos em plantio direto nos cerrados na produtividade do algodoeiro herbáceo. Infelizmente, o meu estágio não foi tão bom quanto deveria. Não tive oportunidade de viver o dia a dia da prática de um agrônomo e, por isso, me decepcionei muito com o curso. Por outro lado, o meu orientador da UESC, me ajudou de todas as formas possíveis para que eu escrevesse a minha monografia e concluísse o curso no primeiro semestre de 2003.
     Minha formatura, sem colação de grau, foi realizada no dia 20 de agosto de 2003, no auditório da Torre Administrativa da UESC, onde tive a honra de realizar o sonho que no início era apenas de meus pais e que eu agarrei com todas as minhas forças. Confesso que sentir nos olhos de meus pais o orgulho de um dever cumprido foi uma das mais emocionantes sensações que eu experimentei na minha vida.

Procurando o meu caminho: tentativas e escolhas
     Neste mesmo ano, fui aprovada no concurso do Banco do Brasil e, apesar de não ter sido efetivada, passei a confiar mais em mim mesma.
    Em 2005, me mudei para a cidade de Mundo Novo, onde fui contratada para ser professora de Química, Biologia e Matemática no Centro Educacional Santo Agostinho, onde continuo até hoje. Neste momento, estava decidida a cursar uma licenciatura para garantir o meu futuro e foi então que no ano de 2008, fiz o vestibular da UAB-UFBA para o curso de Licenciatura em Matemática a Distância e fui aprovada em 1º lugar no Polo de Mundo Novo.

A resposta estava no caminho: o prêmio
     No início de 2011, fui aprovada em primeiro lugar no concurso para professor do Estado da Bahia, pela DIREC 17, Polo 1. Esta aprovação está sendo de grande importância, pois consegui a minha valorização como professora, principalmente pelo fato de ter concorrido com tantos matemáticos formados da região e ter obtido esta colocação. No momento, torço para que dê tempo de concluir este curso e eu possa assumir o lugar conquistado com dedicação, esforço e competência.

Cursos Extracurriculares
     Ainda na infância, em 1986, fiz um curso de datilografia. Naquela época era comum fazer este curso essencial para se conseguir um bom emprego. Em 1996, fiz um curso de informática na Real & Dados Informática que era composto de quatro módulos: Introdução à Microinformática, MS Windows 3.1 – Ambiente operacional, MS Word for Windows 3.1 – processador de texto e MS Excel 5.0 – Planilha eletrônica. No ano 2000, fiz o nível I de um curso de Inglês à Distância da The Language Solution School.
     Em maio de 2006, frequentei o curso Capacitação dos Educadores de Projeto Ensino Sem Fronteiras, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia no Instituto Anísio Teixeira – IAT. Após este curso, trabalhei por seis meses no Umbuzeiro, povoado de Mundo Novo. Entre 2005 e 2010, fui contratada temporariamente para ministrar aulas de Química, Física e Biologia no Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães e, em 2009, aulas de Matemática na Escola Estadual Antônio Ângelo de Lima.

À procura de mais passos
     Acredito que a Universidade me proporcionou bases sólidas de conhecimentos teóricos e práticos, que tão somente não são suficientes para a formação da profissional que almejo ser. A partir destas é necessário erguer pilares para a construção contínua do aperfeiçoamento do saber, aumentando-o com cursos de atualizações, pós-graduações, estudo pessoal, entre outros. Neste sentido, tenho o Mestrado e o Doutorado como parte do meu projeto de vida, e estou certa de que este curso a distância vem me proporcionando muita disciplina e aprendizado. Esta experiência é única e enriquecedora para o profissional que tem a grande oportunidade de vivenciá-la.

REFERÊNCIAS
  • MORAES, Irany Novah. Memorial: síntese. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1991 (Apresentado à Faculdade de Medicina para o Concurso de Professor Titular do Departamento de Cirurgia - Disciplina de Cirurgia Vascular Periférica).
  • SANTOS, Gildenir Carolino. Roteiro para Elaboração de Memorial. Campinas, SP: Graf. FE, 2005.

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