HISTÓRICO
Nascido na ilha de Samos, Grécia, no ano de 570 a.C., Pitágoras, provavelmente, morreu em 497 ou 496 a.C. em Metaponto, região sul da Itália.
Com 18 anos, conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época.
Durante uma de suas visitas ao Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras, provando que em um triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
É responsável pelo desenvolvimento da tábua de multiplicação, do sistema decimal e das proporções aritméticas e, por isso, é considerado um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos.
O Teorema de Pitágoras é considerado uma das principais descobertas da Matemática, ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo, triângulo que apresenta um ângulo reto (90º).
O triângulo retângulo é formado por dois catetos e a hipotenusa, que constitui o maior segmento do triângulo e é localizada oposta ao ângulo reto.
FÓRMULA E COROLÁRIOS
Sendo “a” o comprimento da hipotenusa e “b” e “c” os comprimentos dos outros dois lados, o teorema pode ser expresso como a equação: a² = b² + c²
A manipulação algébrica desta equação mostra que com o conhecimento de quaisquer dois lados do triângulo retângulo, podemos encontrar o comprimento do terceiro lado: b² = a² – c²
Outro corolário do teorema é que c² = a² – b².
DEMONSTRAÇÕES
● Por comparação de áreas:
Como b² + a² representa a área do quadrado maior subtraída da soma das áreas dos triângulos retângulos, e c² representa a mesma área, b² + c² = a². Ou seja: num triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. O segmento de medida a foi chamado de hipotenusa e os de medida b e c foram chamados de catetos.
●Por semelhança de triângulos:
Sendo ABC um triângulo retângulo, com o ângulo reto localizado em A. O ponto D divide o comprimento da hipotenusa, a, nas partes d e e. O novo triângulo, BAD, é semelhante ao triângulo ABC, pois ambos tem um ângulo reto, e eles compartilham o ângulo B, significando que o terceiro ângulo é o mesmo em ambos os triângulos também. Seguindo-se o mesmo raciocínio, percebe-se que o triângulo ACD também é semelhante à ABC.
A semelhança de triângulos leva à igualdade das razões dos lados correspondentes: b/a = e/b ou c/a = d/c.
Estas relações são escritas como: b² = a . e e c² = a . d
Somando-se as duas igualdades: b² + c² = a . e + a . d → b² + c² = a. (e + d) → b² + c² = a . a → b² + c² = a²
Teorema de Pitágoras: a² = b² + c²
DEMONSTRAÇÃO ALGÉBRICA
Segue que: c² = 2ab + b² – 2ab + a² → c² = b² + a²
EXEMPLO 1:
Calcule o valor do segmento desconhecido no triângulo retângulo a seguir:
a² = 9² + 12²
a² = 81 + 144
a² = 225
a = √225
a = 15
NÚMEROS IRRACIONAIS
Foi através do Teorema de Pitágoras que os conceitos e as definições de números irracionais começaram a ser introduzidos na Matemática. O primeiro irracional a surgir foi √2, que apareceu ao ser calculada a hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos medindo 1. Veja:
a² = 1² + 1²
a² = 1 + 1
a² = 2
a = √2 √2 = 1,414213562373...
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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